RMEG-FJP  Curso de Administração Pública (CSAP)  [18] XVIII CSAP  [18] XVIII CSAP - Monografias 

Utilize o seguinte identificador para referenciar este item:
http://monografias.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/1699

Título: Estudo de convênios federais do MTUR para o estado de Minas Gerais e atividade econômicas do turismo
Autor: Carmo, Débora Dias do
Orientador: Wanderley, Cláudio Burian
Coorientador: Trindade, Rubens da
Membros da banca: Aguilar, Carla Cristina
Quadros, Nelson
Instituição: Fundação João Pinheiro
Departamento: Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho
Programa: CSAP XVIII/2010
Data: 2010
Palavras-Chave: Turismo
Convênio
Desentralizção
Minas Gerais
MTUR
Resumo: Este trabalho busca contemplar a temática da política pública de descentralização do recursos do turismo na União. Para tal abordagem recorreu-se inicialmente a conceituação do turismo e seus aspectos socioeconômicos, com base na literatura referencial. Discorre-se também sobre o histórico das políticas públicas do turismo no Brasil e em Minas Gerais, como destaque para a política de descentralização. E por fim, a partir de um estudo quantitativo, busca-se o panorama das transferências de recursos do MTur e o perfil do mercado de trabalho das atividades do turismo no Estado de Minas Gerais. Como conclusão final, há um estudo econométrico das transferências de recursos e o bem-estar social. De forma geral, encontra-se como uma relação positiva entre os convênios e o setor do turismo em Minas Gerais.
Abstract: This paper seeks to address the decentralization issues of the federal tourism public policy. Initially, the several tourism concepts are described along with its expected socio-economic consequences at the local level. There is also a description of Its public policy history in Brazil and Minas Gerais - especially its decentralization issues. Finally, in a quantitative study, we seek to quantity the effects of the Tourism Ministry resource transfers on the local tourism in Minas Gerais State. As a final conclusion, there is an econometric study of resource transfers and social welfare. In general, there is a positive relationship between these transfers and the local tourism sector in Minas Gerais.
Aparece na(s) coleção(ções):[18] XVIII CSAP - Monografias

Arquivos deste item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
Estudo de convênios federais do MTUR para o estado de Minas Gerais.pdf1,47 MBAdobe PDFVer/Abrir
Visualizar estatísticas

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.