RMEG-FJP  Curso de Especialização em Segurança Pública (CESP/PMMG)  CESP/PMMG 2010  CESP/PMMG 2010 - Monografias 

Utilize o seguinte identificador para referenciar este item:
http://monografias.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/1766

Título: A importância do emprego de estratégia de gestão das despesas por centros de custos como forma de melhoria da gestão dos recursos orçamentários e foco na implantação de uma central de custo no hospital da Polícia Militar
Autor: Barbosa, Alexandre
Orientador: Caixeta, Giovanni José
Membros da banca: Cantarino, José Fernando
Motta, Carolina Portugal Gonçalves da
Instituição: Fundação João Pinheiro
Departamento: Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho
Programa: CESP/2010
Data: 17-Nov-2010
Palavras-Chave: Administação pública
Polícia Militar
Custo hospitalar
Metodologia de custeio
Custo
Resumo: O presente trabalho monográfico tem por objetivo geral verificar a pertinência e a viabilidade de implementação de estratégia de gestão das despesas por centro de custo no Hospital da Polícia Militar (HPM), utilizando-se como modelo o Centro de Tratamento Intensivo (CTI). O HPM fundado em 1912 é parte integrante da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, e atua como um hospital geral. A instituição não possui sistema de custos e cada setor trabalha de forma independente, sem levar em consideração a relação fornecimento ou aquisição de materiais e serviços e custos, bem como, com a relação destes com os custos da instituição como um todo, muitas vezes deixando de lado o princípio constitucional da eficiência. Para a pesquisa foi estabelecida como hipótese que uma gestão adequada dos custos do HPM, em especial do CTI, possibilita uma racionalização na utilização da cota orçamentária. Trata-se de uma pesquisa descritiva do tipo “estudo de caso” que busca observar, registrar, analisar e correlacionar os fatos sem interferência, procurando apresentar um quadro detalhado de um fenômeno para facilitar a sua compreensão. Como técnicas os dados foram coletados por meio de documentação direta e indireta, onde se procurou identificar os centros de custos do HPM, apurar através dos dados obtidos nas suas diversas gerências o custo de cada centro e, em especial o centro de custo do CTI. Para a pesquisa bibliográfica foram utilizados autores contemporâneos, como forma de travar um debate recente, sobre temas relacionados à contabilidade geral e de custos, aplicada tanto ao setor privado quanto ao setor público e com foco especial no setor de saúde. Três instituições hospitalares foram visitadas como forma de conhecer a estrutura das centrais de custos e seus sistemas. Estas informações, atrelada aos dados teóricos, possibilitaram a formulação de uma metodologia a ser aplicada ao HPM e ao modelo proposto para o CTI. Os resultados e modelo apresentado possibilitaram a comprovação dos objetivos e da hipótese, além permitir uma análise sobre a necessidade e viabilidade de se implantar uma central de custos na instituição.
Abstract: This monograph's general objective is to verify the relevance and feasibility of implementation of management strategy expenditure by cost center at the Hospital of the Military Police (HPM), using as model the Intensive Care Unit (ICU). The HPM, founded in 1912, is part of the Military Police of Minas Gerais, and functions as a general hospital. The institution has no cost system and each sector works independently, without taking into account the relationship between supply or material acquisition and services and costs as well as, with their relationship with the costs of the institution as a whole, often leaving aside the constitutional principle of efficiency. For the research it was established as a hypothesis that a proper management of HPM costs, particularly the ICU, enables a rationalization of the usage of budget share. This is a descriptive type of "case study" that seeks to observe, record, analyze and correlate the facts without interference, trying to present a detailed picture of a phenomenon to make their understanding easier. As technique, data was collected through direct and indirect documentation, which sought to identify the cost centers of the HPM, establish, through the data in its various managements, the cost of each center and, in particular, the cost center of the ICU. For the bibliographic search contemporary authors were used as a way to halt a recent debate on issues related to general accounting and cost, applied to both private and public sector and with special focus on the health sector. Three hospital institutions were visited in order to know the structure of cost centers and their systems. This information, linked to theoretical data, allowed the formulation of a methodology to be applied to the HPM and the model proposed for the ICU. The results and model presented made possible the confirmation of objectives and hypothesis and permit an analysis of the need and feasibility of inserting a cost center within the institution.
Aparece na(s) coleção(ções):CESP/PMMG 2010 - Monografias

Arquivos deste item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
A importância do emprego de estratégia de gestão das despesas por centros de custos como forma de melhoria da gestão dos recursos orçamentários e foco na implantação de uma central de custo no hospital da Polícia Militar.pdf1,22 MBAdobe PDFVer/Abrir
Visualizar estatísticas

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.