RMEG-FJP  Curso de Administração Pública (CSAP)  XVII CSAP  XVII CSAP - Monografias 

Utilize o seguinte identificador para referenciar este item:
http://monografias.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/1852

Título: Acesso à atenção médico-hospitalar no Sistema Único de Saúde (SUS) de Minas Gerais: o serviço de assistência ao parto
Autor: Gomide, Pedro Lúcio Rodrigues
Orientador: Fortes, Fátima Beatriz Carneiro Teixeira Pereira
Membros da banca: Gomes, Ana Paula Salej
Morais, Leonardo Barbosa de
Instituição: Fundação João Pinheiro
Departamento: Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho
Programa: CSAP XVII/2009
Data: 6-Nov-2009
Palavras-Chave: Regionalização
Assistência hospitalar
Parto
Distância
Resumo: O presente projeto de pesquisa tem como foco os problemas de acesso aos serviços públicos de saúde por parte da população do Estado de Minas Gerais. Para isso, foram selecionados dois indicadores capazes de caracterizar as condições de acesso aos serviços de internação hospitalar: 1) Distância média percorrida para a realização de parto, no SUS, de pacientes encaminhadas para outros municípios; 2) Percentual dos partos, no SUS, com deslocamento para outro município. As questões fundamentais que orientam este projeto são: na medida em que o esperado é que o parto ocorra o mais próximo possível do local de residência da paciente, quais são as diferenças no que se refere às pacientes do SUS para o acesso ao parto? O avanço observado na regionalização da assistência no Estado repercutiu sobre a distância percorrida e a proporção de mulheres que necessitam se deslocar para a realização de parto? Houve mudanças nesses aspectos entre 2000 e 2007? Espera-se responder estas questões de forma a subsidiar a Secretaria de Estado de Saúde na tomada de decisões relativas à consolidação da regionalização do estado. O desenvolvimento de correlações entre os indicadores utilizados contribuirá para o planejamento e possíveis ajustes na rede assistencial do estado.
Aparece na(s) coleção(ções):XVII CSAP - Monografias

Arquivos deste item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
Acesso à atenção médico-hospitalar no Sistema Único de Saúde(SUS) de Minas Gerais.pdf707,32 kBAdobe PDFVer/Abrir
Visualizar estatísticas

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.