RMEG-FJP  Programa de Especialização em Administração Pública (PROAP)  PROAP VI  PROAP VI - Monografias 

Utilize o seguinte identificador para referenciar este item:
http://monografias.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/1913

Título: As finanças públicas no estado de Minas Gerais: uma avaliação de execução orçamentária no período de 1995 a 2008
Autor: Silva, Karina Fernanda da
Orientador: Ferreira Júnior, Sílvio
Membros da banca: Kirdeikas, João Carlos Vieira
Instituição: Fundação João Pinheiro
Departamento: Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho
Programa: VI PROAP - 2010
Data: 30-Out-2009
Palavras-Chave: Gasto público
Finanças estaduais
Lei de responsabilidade fiscal
Choque de gestão
Orçamento público
Resumo: Ao longo dos últimos anos, o Brasil sofreu várias mudanças políticas, econômicas e sociais que mudaram completamente o cenário do país. Essas mudanças fizeram com que modelos da Administração Pública voltados para o gerenciamento de entes federativos fossem revistos e novas condutas e até mudanças na legislação adotas. Nesse contexto, o controle do gasto, por exemplo, passou a ser encarado pelos administradores como essencial a sobrevivência do próprio Estado à nova ordem econômica. Minas Gerais, particularmente, apresentava déficits sucessivos, endividamento crescente e constante aliada a baixa capacidade institucional. Sendo assim, era preciso adotar um novo mecanismo amplo e forte o suficiente para renegociar essa dívida, mudar a dinâmica das contas públicas para superávits, tornar eficiente a execução orçamentária e inovar o modelo de gestão administrativa estadual. Como resultados dessa busca por um maior controle das despesas e uma reorganização da máquina administrativa, surgiram a Lei de Responsabilidade Fiscal e, especificamente na esfera do Estado de Minas Gerais, o programa “Choque de Gestão”. O presente trabalho faz uma análise das execuções orçamentárias do Estado de Minas Gerais no período de 1995 a 2008 utilizando indicadores fiscais selecionados procurando verificar o comportamento delas frente às mudanças estruturais resultantes principalmente da Lei de Responsabilidade Fiscal e do “Choque de Gestão”.
Aparece na(s) coleção(ções):PROAP VI - Monografias

Arquivos deste item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
As finaças públicas no estado de Minas Gerais.pdf330 kBAdobe PDFVer/Abrir
Visualizar estatísticas

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.