RMEG-FJP  Curso de Especialização em Administração Pública, Planejamento e Gestão Governamental (CEAPPGG)  CEAPPGG III 2017-2019  CEAPPGG III 2017-2019 - Monografias 

Utilize o seguinte identificador para referenciar este item:
http://monografias.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/2666

Título: Análise da avaliação de satisfação dos usuários-cidadãos do programa "BH é da gente" : política pública de esporte e lazer do município de Belo Horizonte
Autor: Magalhães, Daniela Lima
Orientador: Wanderley, Claudio Burian
Data: 2019
Palavras-Chave: Políticas públicas
Lazer
Atividade física
Monitoramento e avaliação
BH é da gente
Resumo: Na constituição de 1988, o Lazer é elencado como direito social, o que significa reconhece-lo como necessidade humana e implica mobilização de políticas públicas para o desenvolvimento de suas práticas. Em Belo Horizonte, o órgão responsável por planejar, executar e avaliar as políticas de esporte e lazer no município é a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Dentre os diversos programas e projetos que objetivam democratizar o acesso a essas práticas aos cidadãos Belo Horizontinos, o programa "BH é da gente" foi objeto de estudo do presente trabalho. Por meio de uma pesquisa de satisfação, realizada em 2018, pretendeu-se analisar o perfil do usuário e a sua percepção quanto aos investimentos e esforços do órgão. Participaram da pesquisa cerca de 330 pessoas com mais de 12 anos que responderam a um questionário auto preenchível que continha questões sobre avaliação do programa no que tange as atividades realizadas e infraestrutura. Quanto aos resultados obtidos, o perfil do usuário é caracterizado por um equilíbrio entre homens e mulheres na faixa de 30 e 59 anos, que utilizam o programa na presença de familiares e amigos. Pode-se apresentar como pontos positivos a disponibilidade de espaço público qualificado para atividades próprias e espontâneas e a disponibilização de brinquedos e ou outras atividades, ampliando a vivência e experiências esportivas e de lazer ao ar livre e principalmente a convivência entre as pessoas. A estrutura de conforto como sombra, presença de banheiro e bancos e a divulgação das atividades programadas para o dia, foram os pontos citados como negativos. Em uma escala de 0 a 10, a média geral correspondente ao nível de satisfação dos usuários do programa "BH é da gente" é 8,1. De um modo geral, os usuários agradam da proposta, que também atinge seus objetivos, em ser espaço de convivência e fruição do lazer livre, ativo e desinteressado.
Abstract: In the Brazilian constitution of 1988, leisure is defined as a social right, which means that the government should implement public policies for the development of its practices. In Belo Horizonte, the public actor responsible for planning, executing and evaluating sports and leisure policies Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL - Municipal Sports and Leisure Secretariat). Among the various programs and projects that aim to democratize access to these practices in Belo Horizonte, "BH e da gente" was studied and evaluated in the present work. Through a 2018 satisfaction survey, it was intended to analyze the population perception regarding the program. Some 330 people aged over 12 answered a self-filled questionnaire. The program users are characterized by a balance between men and women between 30 and 59 years old, who use the program with family and friends. The qualified public space availability and the existence of toys and other activities can be presented as positive points, increasing the open air experience in sports and leisure and especially the people coexistence. The comfort structure such as shade, presence of bathrooms and benches and the day scheduled activities dissemination were the points cited as negative. On a scale of 0 to 10, the overall average note of user satisfaction was 8.1. Generally speaking, users are pleased with the proposal, which also achieves its objectives, as a space for coexistence and enjoyment of free, active and disinterested leisure.
Notas: Monografia apresentada ao curso de Especialização em Administração Pública, Planejamento e Gestão Governamental – CEAPPGG/2017-2019 da Fundação João Pinheiro, como requisito parcial para a obtenção do título de especialista.
Publicado apenas online.
Orientador: Claudio Burian Wanderley
Inclui anexos.
Bibliografia: p. 51-53
Extensão: application/pdf
Software requerido: Exigências do sistema: Acrobat Adobe Reader
Aparece na(s) coleção(ções):CEAPPGG III 2017-2019 - Monografias

Arquivos deste item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
Daniela Lima Magalhaes.pdf2,62 MBAdobe PDFVer/Abrir
Visualizar estatísticas

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.