RMEG-FJP  Curso de Especialização em Administração Pública, Planejamento e Gestão Governamental (CEAPPGG)  [3] CEAPPGG III 2017-2019  [3] CEAPPGG III 2017-2019 - Monografias 

Utilize o seguinte identificador para referenciar este item:
http://monografias.fjp.mg.gov.br/handle/mono/2928

Título: O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no âmbito do governo do estado de Minas Gerais : estudo de suas principais propriedades, aspectos de sua operacionalidade e benefícios
Autor: Fonseca, Eliane Andrea Barbosa
Orientador: Dufloth, Simone Cristina
Data: 28-Mar-2023
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no âmbito do Governo do Estado de Minas, através de suas propriedades, sua operacionalidade e seus benefícios. Para tanto, fundamentou-se o estudo nas origens, propriedades, regulamentação, abrangência, operacionalidade e objetivos do sistema. Além disso, o estudo buscou investigar as principais vantagens e benefícios do sistema para o Governo Federal e para o Estado de Minas Gerais. O Sistema Eletrônico de Informações foi referenciado a partir de documentos públicos. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, com estudo bibliográfico e documental e entrevista com usuários do sistema desde a implementação do SEI no Governo do Estado de Minas Gerais. Os resultados demonstraram que o sistema utilizado anteriormente, Sistema de Gestão de Documentos (SIGED), apresentava diversas falhas, assim como a tramitação de documentos e processos por meios físicos, que além da morosidade, traziam muitos gastos para a Administração. Inicialmente, a implementação do SEI enfrentou resistência por parte dos servidores. Entretanto, ao longo de seu uso e conhecimento de suas funcionalidades, constataram as vantagens e benefícios do sistema. Assim, verificou-se que a implementação do SEI no Estado de Minas Gerais trouxe muitos benefícios, promovendo aumento da eficiência e eficácia do processo produtivo através da inovação, agilizando a tramitação dos processos por meio eletrônico, garantindo segurança, transparência administrativa, economia de dinheiro público, compartilhamento do conhecimento produzido e sustentabilidade. Por fim, este estudo visa contribuir com as pesquisas acerca do uso da tecnologia da informação no setor público, estimulando o estudo do SEI em Minas Gerais, auxiliando os órgãos que optarem pela implementação não somente do SEI, mas qualquer inovação tecnológica que possa auxiliar a Administração Pública.
Notas: Monografia de conclusão de Curso (Especialização em Administração Pública Planejamento e Gestão Governamental) - Fundação João Pinheiro, Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, 2022.
Publicado apenas online
Orientador: Simone Cristina Dufloth
Inclui apêndice
Bibliografia: p. 58-61
Extensão: application/pdf
Software requerido: Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader
Aparece na(s) coleção(ções):[3] CEAPPGG III 2017-2019 - Monografias

Arquivos deste item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
III CEAPPGG - TCC - Eliane Andrea Barbosa Fonseca.pdf877,34 kBAdobe PDFVer/Abrir
Visualizar estatísticas

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.